Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Europa

OSCE perde contato com mais uma equipe no leste da Ucrânia

Observadores da organização foram detidos por todo o mês de maio no leste ucraniano por militantes pró-Rússia

30 mai 2014 - 09h14
(atualizado às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Observadores internacionais da operação para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) falam em coletiva de imprensa em Kiev, na Ucrânia, em 26 de maio;  4 equipes foram raptadas </p>
Observadores internacionais da operação para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) falam em coletiva de imprensa em Kiev, na Ucrânia, em 26 de maio; 4 equipes foram raptadas
Foto: AP

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou nesta sexta-feira que perdeu o contato com uma segunda equipe de observadores detidos na quinta-feira à noite por homens armados em Severodonetsk, no leste separatista pró-Rússia da Ucrânia.

"A missão especial de observação da OSCE perdeu ontem (quinta-feira) às 19h (13h em Brasília) o contato com vários membros da equipe", composta por quatro monitores independentes e um assistente na língua ucraniana que trabalhavam na região Lugansk, informou a organização.

Outros sequestros de equipes da OSCE aconteceram na Ucrânia neste mês de maio. Uma equipe de quatro estrangeiros continua desaparecida na região de Donetsk, também no leste do país, e a entidade disse que a última vez que recebeu informações desse grupo foi em 26 de maio.

Sobre estes quatro estrangeiros, o "primeiro-ministro" da autoproclamada República de Donetsk, Viatcheslav Ponomarev, garantiu que a equipe estava sob controle de suas tropas.

Outro grupo de 11 observadores também foi retido por algumas horas nesta quarta-feira na região de Donetsk. 

Em Slaviansk, outra cidade do leste ucraniano, uma equipe de sete observadores da OSCE permaneceram detidos durante oito dias sendo libertados em 3 de maio. Eles tinham sido presos por rebeldes pró-Moscou.

A OSCE enviou os chamados monitores especiais para observar o cumprimento de um acordo internacional para reduzir a tensão na crise no leste da Ucrânia, onde separatistas pró-Rússia tomaram o controle de pontos estratégicos em várias cidades.

Há atualmente 248 membros da equipe internacional da OSCE na missão de monitoramento na Ucrânia e outros 23 eram esperados nesta sexta-feira, já que a meta é chegar a 300 até o fim de junho, disse um porta voz da entidade.

Com informações da AFP e Reuters.

Entenda a crise na Ucrânia Entenda a crise na Ucrânia

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade