Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Papa indica primeiro auditor-geral do Vaticano, em nova medida de transparência

5 jun 2015 - 10h32
Compartilhar
Exibir comentários

O Vaticano indicou seu primeiro auditor-geral nesta sexta-feira, na medida mais recente adotada pelo papa Francisco para garantir transparência nas finanças assoladas por escândalos na sede da Igreja Católica.

Papa Francisco. 05/06/2015
Papa Francisco. 05/06/2015
Foto: Max Rossi / Reuters

Um comunicado informou que Francisco, que fez da faxina financeira uma das prioridades de seu papado, escolheu Libero Milone, italiano de 66 anos que foi presidente e diretor-executivo da filial italiana da empresa global de auditoria Deloitte.

O cardeal George Pell, chefe do Secretariado para a Economia do Vaticano, declarou que o auditor-geral terá autonomia, liberdade para “ir a qualquer lugar e a todo lugar” no Vaticano para analisar as finanças e a administração de qualquer departamento e responderá diretamente ao papa.

Milone nasceu na Holanda e tem experiência como contador de grandes empresas na Grã-Bretanha, na Itália e nos Estados Unidos. Ele também trabalhou como auditor para o Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) e para empresas italianas de ponta como a montadora Fiat e o grupo de telecomunicações Wind.

Como resultado da operação por mais transparência, o banco do Vaticano, que foi envolvido em numerosos escândalos no passado, colocou em vigor uma iniciativa abrangente para fortalecer a governança financeira e eliminar os abusos.

O banco, conhecido formalmente como Instituto para as Obras de Religião, endureceu os padrões regulatórios e fechou milhares de contas que estavam inativas ou que se determinou não respeitarem os novos padrões exigidos dos clientes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade