Parque de Paris anuncia abertura de área para nudistas
Autoridades prometem que não será tolerado exibicionismo nem voyeurismo no espaço, que fica no parque de Bois de Vincennes e será inaugurado em 15 de outubro.
Um parque de Paris irá dedicar uma área do tamanho de um campo de futebol ao nudismo.
A partir de 15 de outubro, o espaço será aberto no parque Bois de Vincennes, que fica no leste da cidade, como parte de um experimento temporário.
Autoridades dizem que não será tolerado o exibicionismo ou o voyeurismo. Um aviso de "boas maneiras" será colocado no local.
"(A decisão) mostra a nossa mente aberta para o uso de espaços públicos em Paris", diz Penelope Komites, vice-prefeita encarregada dos parques.
Avisos vão informar os visitantes sobre o espaço para nudistas ou naturistas. Ele ficará aberto entre as 8h e as 19h30 próximo à reserva de pássaros do parque.
Aqueles que apoiam a medida dizem que, em um país com tantas praias e acampamentos abertos ao nudismo, Paris também deveria ter um local dedicado a esse estilo de vida.
"É uma verdadeira alegria, é mais uma liberdade para os naturistas", contou à agência de notícias AFP Julien Claudé-Pénégry, da Associação de Naturistas de Paris.
"Isso mostra o quão mente aberta é a cidade, e isso vai ajudar a mudar a atitude das pessoas quanto à nudez, aos nossos valores e ao nosso respeito à natureza", afirmou Claudé-Pénégry. Ele estima que milhares de pessoas podem passar a usar o lugar.
Mas a ideia também enfrenta críticas. Quando foi anunciada, no ano passado, um político centrista a considerou a "uma loucura".
Parisienses já têm uma piscina pública que é aberta à prática de nudismo três vezes por semana.