Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Personalidades lamentam a morte de Elizabeth II

Morte da monarca do Reino Unido foi confirmada na tarde desta quinta-feira, 8

8 set 2022 - 15h44
(atualizado às 17h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral
Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral
Foto: REUTERS/ Stefan Wermuth

Uma das monarcas mais longevas do mundo, Elizabeth II teve a morte anunciada nessa quinta-feira, 8. Em comunicado, o Palácio de Buckingham informou que a rainha morreu "pacificamente" nesta tarde no palácio de Balmoral.

Com um reinado tão longo, que durou 70 anos e 214 dias, a morte de Elizabeth foi lamentada por políticos, autoridades e personalidades em todo o mundo.

Veja a repercussão abaixo.

Rei Charles III, monarca do Reino Unido

O agora Rei Charles III publicou um pronunciamento que diz: "A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família."

António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas

"Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, Rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudança. Sua dedicação inabalável e ao longo da vida será lembrada por muito tempo."

Boris Johnson, ex-primeiro-ministro do Reino Unido

"Esse é o dia mais triste do nosso país. No coração de cada um de nós, há uma dor pela morte da nossa Rainha, e uma profunda e senso pessoal de perda – mais intenso, talvez, do que nós esperávamos.

Nestes primeiros momentos sombrios desde as notícias, eu sei que milhões e milhões de pessoas estão parando tudo o que estão fazendo, para pensar na rainha Elizabeth, na luz brilhante e brilhante que finalmente se apagou.

Ela parecia tão eterna e tão maravilhosa que eu estou com medo que nós acreditávamos, como crianças, que ela iria apenas continuar e continuar."

Gordon Brown, ex-primeiro-ministro do Reino Unido

"A Rainha Elizabeth II serviu a este país até o final. Ofereço minhas sinceras condolências à família real. Que ela descanse em paz."

Barack Obama, ex-presidente dos EUA

"Como muitos de vocês, Michelle e eu estamos gratos por ter testemunhado a liderança dedicada de Sua Majestade, e estamos impressionados com seu legado de serviço público incansável e digno. Nossos pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido neste momento difícil."

Emmanuel Macron, presidente da França

"Sua Majestade a Rainha Elizabeth II incorporou a continuidade e a unidade da nação britânica por mais de 70 anos. Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma marca duradoura em seu país e em seu século."

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

"É com profunda tristeza que tomamos conhecimento da morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Em nome do povo ucraniano, apresentamos as sinceras condolências à Família Real, a todo o Reino Unido e à Commonwealth por esta perda irreparável. Nossos pensamentos e orações estão com você."

Papa Francisco, chefe da Igreja Católica

O Papa Francisco mandou condolências ao Rei Charles III dizendo que reza por seu "repouso eterno" e diz que foi um exemplo firme de serviço, devoção ao dever e de fé em Jesus Cristo. "Deus o sustentará com sua graça infalível", diz ao novo Rei britânico.

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

"Foi com o coração pesado que soubemos do falecimento da Soberana de mais longo reinado do Canadá, Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ela foi uma presença constante em nossas vidas – e seu serviço aos canadenses permanecerá para sempre uma parte importante da história do nosso país."

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia

"Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, será lembrada como um dos pilares do nosso tempo. Ela forneceu liderança inspiradora para sua nação e povo. Ela personificava dignidade e decência na vida pública. Dolorido por sua morte. Meus pensamentos estão com sua família e o povo do Reino Unido nesta hora triste."

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

"Minha esposa Sara e eu, juntamente com todo o povo de Israel, enviamos nossas condolências ao povo da Grã-Bretanha e à família real pelo falecimento da rainha Elizabeth II. Ela era uma soberana lendária, um farol de integridade e uma administradora de uma segunda era elisabetana que será lembrada ao longo dos séculos. Que sua memória seja abençoada."

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ex-presidente e candidato ao Planalto

O ex-presidente afirmou em publicação no Twitter que a rainha Elizabeth 2ª testemunhou importantes eventos históricos e "marcou era como Chefe de Estado" ao reinar em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas.

"Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009", publicou Lula.

"Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth 2ª no Reino Unido e ao redor do mundo."

"Tive encontros memoráveis com Sua Majestade a Rainha Elizabeth II durante minhas visitas ao Reino Unido em 2015 e 2018. Nunca esquecerei seu calor e gentileza. Durante uma das reuniões, ela me mostrou o lenço que Mahatma Gandhi lhe deu de presente em seu casamento. Sempre guardarei esse gesto."

Jair Bolsonaro (PL), presidente da República e candidato à reeleição 

O atual chefe do executivo, Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo e uma série de tuítes sobre a morte da Rainha Elizabeth II. "Uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos", escreveu Bolsonaro.

O governo decretou luto oficial de três dias no Brasil. O ato, assinado pelo chefe do Executivo e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Rainha Elizabeth II: o que acontece após a morte da monarca:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade