Pesquisa em esgoto revela uso de drogas em cidades europeias
Testes de laboratório encontraram resíduos de cocaína, maconha, metanfetamina e ecstasy nos encanamentos de pelo menos 42 metrópoles do continente
O esgoto de algumas cidades europeias denuncia a frequência e a localização do uso de drogas pela população do continente. Testes de laboratório encontraram resíduos de cocaína, maconha, metanfetamina e ecstasy nos encanamentos de pelo menos 42 metrópoles. As informações são da CNN.
A lista das cidades europeias com o esgoto "contaminado" foi publicada na revista Addiction. Segundo a publicação, a análise dos dados coletados neste estudo ajudam os especialistas a localizar os pontos da cidade em que o uso das drogas é mais frequente e quando isso acontece.
Por exemplo, na Suíça, os especialistas conseguiram concluir que o uso de ecstasy está intimamente ligado ao final de semana. Durante a semana, o nível de resíduos da droga foi baixo, mas assumiu picos nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos. Na segunda-feira, despencou.
Sobre os resíduos de maconha nos esgotos, Amsterdã, na Holanda, onde o consumo da droga é permitido, ficou em segundo lugar. A cidade sérvia Novi Sad ficou em primeiro e Paris assumiu a terceira posição.
Segundo o estudo, a metanfetamina é bastante usada na República Checa, na Eslováquia e em partes da Alemanha.
Ainda de acordo com a pesquisa, a cocaína, aparece com frequência no esgoto de Amsterdam, Antuérpia, Londres, Barcelona e Zurique. O ecstasy é presente na Suíça e em Londres.