Premiê grego apresenta plano 'definitivo' para eurogrupo
Reunião decisiva ocorrerá nesta segunda; premiê afirma que apresentará "solução" para a crise e não um documento "que adie o problema"
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentará nesta segunda-feira (22) um plano “definitivo” para conseguir fechar um novo acordo com seus credores, entre eles, a União Europeia.
Em um e-mail enviado para as lideranças do continente, Tsipras explica que oferecerá uma "solução" para a crise e não um documento "que adie o problema". Basicamente, a medida prevê um aumento da "taxa de solidariedade" para as pessoas que ganham acima de 30 mil euros por ano e para as empresas que tenham lucro superior a 500 ml euros.
Siga o Terra Notícias no Twitter
Atenas também estaria pronta a adotar medidas fiscais permanentes equivalentes a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) enquanto os credores pedem uma medida de 2,5%, segundo uma fonte ouvida pela Bloomberg. Os 0,5% que faltam no cálculo grego seriam cobertos por “outras resoluções administrativas”.
O governo grego estaria de acordo com o objetivo pedido pelos credores de atingir um superávit primário de 1% do PIB. Além disso, os gregos pedem por um corte no valor devido de seus débitos. Caso isso seja atendido, o governo Tsipras aceitaria um corte automático de despesas para chegar ao "déficit zero".
A reunião dessa segunda-feira é de suma importância para finalizar o acordo. As negociações foram adiantadas das 15h (horário local) para as 12h.
As informações são da Ansa.