Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Argentinos fazem vigília para esperar a entronização do Papa

A missa de entronização, durante a qual o novo Papa receberá o pálio e o anel do Pescador próprios do Ministério Petrino, deve começar pontualmente às 9h30 no Vaticano

19 mar 2013 - 01h31
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Clima de "Copa do Mundo" contagia Buenos Aires antes da missa do papa Francisco</p>
Clima de "Copa do Mundo" contagia Buenos Aires antes da missa do papa Francisco
Foto: EFE

Milhares de argentinos estão reunidos desde a noite dessa segunda-feira em Buenos Aires na espera pela missa que marcará o início do pontificado do papa Francisco, no Vaticano. Simultaneamente, só que às 5h30 na Argentina, estima-se que um contingente de 10 mil fiéis estarão ávidos esperando pelo grande momento em forma de vigília.

Para isso, o  governo da cidade de Buenos Aires preparou uma estrutura digna de final de campeonato mundial. Além de shows musicais, foram instalados dois telões nas proximidades da Catedral Metropolitana e o trânsito nas imediações da Praça de Maio foi totalmente interrompido. Por conta da entronização do Franciso, amanhã os alunos da rede pública de ensino de Buenos Aires terão o dia livre de aulas.

Aproveitando o feriado inesperado, um grupo de cerca de 40 jovens, de entre 15 e 25 anos da Escuela de la Vida, uma associação católica do bairro portenho de Barracas, vieram participar da vigília e devem permanecer na praça durante toda a madrugada. "É um momento histórico e importante para todos os católicos da Argentina", justifica a joven estudante, Betina Kuhln.

E nem mesmo as baixas temperaturas que afetam a capital argentina desde ontem foram suficientes para desanimar um grupo de três senhoras da arquidiocese de Quilmes. "O que importa o frio, diante desse presente que Deus nos deu?", filosofa Marta Ledesma, fiel de 70 anos. Ela, junto a suas amigas Ana Nuñez e Carmem Lescano, veio passar a noite na praça, esperando o grande momento.

O espetáculo, que teve início às 22h30, na Praça de Maio, contará ainda com show do cantor local Axel, o qual é devoto de São Francisco. O ambiente lembra muito o de uma final de Copa do Mundo, com muitas bandeiras argentinas tremulando, muitos vendedores de souvenirs, lucrando com a indústria da fé e, como não poderia deixar de ser, muitas barraquinhas com as típicas hamburgesas e choripans, para matar a fome dos fiéis.

E para manter os fiéis despertos até o  tão esperado momento, após o show, os telões deverão projetar cenas do trabalho realizado pelo cardeal Jorge Bergoglio antes de sua nomeação na cidade.

Além disso, para celebrar a entronização de Francisco, o Obelisco, localizado na avenida 9 de Julio, estará "vestido" com a bandeira do Vaticano. Já o Palácio Barolo, outro ponto turístico da capital, situado na avenida de Maio e que, no momento de sua construção (1923) chegou  a ser o edifício mais alto da América Latina, deverá  ter seu farol aceso a cada dez minutos durante esta noite para simbolizar que Buenos Aires estará iluminando o mundo.

Colaborou com esta notícia o internauta José Luz Bittar, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade