Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco

Conservador, canadense ganha força como candidato a papa das Américas

Norberto Rivera Carrera quer continuar o trabalho na Arquidiocese do México. A decisão dá destaque ao canadense Marc Ouellet, ex-arcebispo de Québec

9 mar 2013 - 10h40
(atualizado em 9/9/2013 às 14h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O cardeal mexicano Norberto Rivera Carrera, 70 anos, estava entre os favoritos para suceder o Papa Bento XVI, mas anunciou que iria se "autodescartar" da corrida para continuar o seu trabalho no país. A decisão pode beneficiar outro cardeal da América do Norte, o canadense Marc Ouellet, 68 anos, ex-arcebispo de Québec. Além de falar espanhol e ter fortes laços com a América do Sul, Oullet pode reforçar as posições mais conservadoras da Igreja.

Foto de dezembro de 2012 mostra o Cardeal canadense Marc Ouellet durante missa na Basílica de São Pedro
Foto de dezembro de 2012 mostra o Cardeal canadense Marc Ouellet durante missa na Basílica de São Pedro
Foto: AFP

A saída de Carrera da disputa limita ainda mais as possibilidades do próximo papa ser latino-americano, num quadro em que já haviam poucos candidatos. Mas se quiser agradar aos latinos, a Igreja pode optar por Marc Ouellet, que trabalhou por onze anos na Colômbia e desde 2010 lidera a Pontifícia Comissão para a América Latina, organismo que estuda os problemas doutrinais e pastorais da Igreja.

A opção por Ouellet, que também é prefeito da Congregação dos Bispos, faz sentido caso a Igreja esteja buscando um equilíbrio entre a inovação e a tradição. O cardeal seria diferente por não ser europeu, mas não realizaria grandes reformas de doutrina, já que é considerado extremamente conservador dentro da Igreja Católica.

Durante o seu período como arcebispo de Quebéc, de 2003 a 2010, Ouellet foi veemente ao manifestar suas opiniões sobre os problemas da sociedade moderna. Entre os episódios que marcaram o seu cargo, estão o seu testemunho no Senado canadense contra o casamento gay em 2005, e um discurso contra o aborto em casos de estupro durante um protesto em 2010.

Para padre Eugene Hemrick, 75 anos, Pesquisador da Universidade Católica de Washington D.C., expor opiniões de forma tão intensa pode ser um risco caso Ouellet seja eleito papa. “Quando você fala assim tão direto, pode fazer mais mal do que bem". Por outro lado, ele acredita que a Igreja precisa alguém que seja firme nas suas opiniões, desde que tenha estudado as questões e tenha uma visão equilibrada.

Um papa canadense também poderia ajudar a Igreja a atrair mais fiéis no país e em outros países desenvolvidos, onde a instituição tem perdido espaço para a secularização. O Canadá também é considerado um país muito liberal nas questões sociais. Em 2005 se tornou o quarto país do mundo a legalizar o casamento gay em todo o território nacional.

Foto de fevereiro de 2013 mostra o Cardeal Rivera conduzindo uma missa na catedral da Cidade do México
Foto de fevereiro de 2013 mostra o Cardeal Rivera conduzindo uma missa na catedral da Cidade do México
Foto: AFP
Ser papa não é glamouroso

Ao pedir para não concorrer ao cargo de papa, o cardeal Mexicano Norberto Rivera Carrera desapontou fiéis Mexicanos. Eles estavam animados com a perspectiva de um líder que iria representar aproximadamente 83% da população que é católica. Ao anunciar a decisão, a Arquidiocese do México apenas se limitou a dizer que Carrera "manifestou o seu desinteresse” porque queria continuar seu trabalho de arcebispo da Cidade do México.

Mas para o padre Hemrick, a decisão é compreensível. Entre as responsabilidades do próximo papa estão lidar com a burocracia e a fragmentação do Vaticano, além de realizar viagens constantes. “É como jogar golfe profissional. Parece muito glamouroso mas você tem que praticar todos os dias, faça chuva ou faça sol, até sangrar as mãos ”.

<a data-cke-saved-href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm" href=" http://www.terra.com.br/noticias/infograficos/raio-x-vaticano/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade