Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Rússia detecta mísseis no Mediterrâneo; Israel assume teste

3 set 2013 - 06h14
(atualizado às 08h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Radares russos detectaram dois objetos "balísticos" disparados no Mar Mediterrâneo nesta terça-feira, segundo divulgou o Ministério de Defesa local.  Os lançamentos aconteceram às 3h16 (de Brasília) e foram registrados pelo sistema de alerta em Armavir, no sul russo. Posteriormente, o Exército israelense informou que realizou um teste.

Segundo nota divulgada pelo ministério russo, os mísseis foram lançados "da parte central do Mediterrâneo para a costa leste". Apesar de não informar sobre qual seria o alvo dos mísseis, o comunicado acrescenta ainda que o ministro da Defesa, Serguei Shoigu, informou o presidente Vladimir Putin sobre o teste. 

Posteriormente, o Ministério da Defesa israelense informou que realizou um teste de míssil no Mediterrâneo utilizando um sistema antimísseis financiado pelos Estados Unidos. "Os lançamentos foram efetuados como parte dos ensaios conjuntos com os Estados Unidos. Os mísseis foram lançados do mar Mediterrâneo e foram, com sucesso, seguidos pelos radares em território de Israel", disse uma fonte do ministério para a agência de notícias russa RIA.

Segundo a rede de notícias NBC, Israel alertou a Marinha dos EUA com antecedência sobre o teste, mas as forças americanas não estiveram diretamente envolvidas na atividade. "Não foi disparado nenhum míssil a partir dos navios dos EUA no Mediterrâneo", disse o porta-voz do quartel-general da Marinha americana na Europa. 

Não está claro se trata-se da mesma atividade detectada pelos russos, mas o Ministério da Defesa israelense disse que o teste foi conduzido às 3h15 (de Brasília), praticamente no mesmo horário que a agência RIA detectou a atividade no Mediterrâneo. As autoridades israelenses ainda informaram que o míssil testado foi do tipo Ancor, que serve como alerta para verificar a eficácia do sistema antimísseis Jetz (Arrow).

Pouco depois do anúncio, a embaixada russa na Síria declarou que não há informações sobre explosões em Damasco após os supostos lançamentos. A agência estatal russa RIA afirma que os projéteis caíram no mar.

Guerra civil em fotos
AFP

O Terra compilou alguns dos principais materiais fotográficos disponibilizados ao longo destes mais de dois anos de guerra na Síria. Cada imagem leva a uma galeria que conta um episódio específico ou remete a uma situação importante do conflito.

De acordo com uma fonte segurança da Síria citada pela emissora de TV libanesa al-Manar, o sistema de radar de alerta antecipado do país não detectou nenhum míssil atingindo o seu território. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 2 milhões de pessoas já fugiram da Síria desde o início da guerra civil que atinge o país. As denúncias de que o governo de Assad usou armas químicas contra a população motivaram debate global sobre uma possível intervenção ocidental para controlar o conflito sírio.

Principal aliado do presidente sírio Bashar Al-Assad, Moscou continua entregando armas a Síria, onde dispõe de uma base militar permanente no porto de Tartus, 220 km ao noroeste de Damasco. Na segunda-feira, a Rússia enviou um navio de reconhecimento e de vigilância eletrônica ao Mediterrâno. Um grupo de navios faz uma operação permanente de observação e análise das atividades militares ao redor da Síria, segundo Moscou.

Com informações de agências internacionais

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade