Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Russos estavam na Ucrânia em "missão especial", diz Kiev

O Ministério russo disse que soldados capturados nesta segunda-feira estavam em território ucraniano "por acidente"

26 ago 2014 - 07h57
Compartilhar
Exibir comentários
Soldado ucraniano em tanque no leste do país; nesta segunda-feira, dez soldados russos foram capturados em território ucraniano
Soldado ucraniano em tanque no leste do país; nesta segunda-feira, dez soldados russos foram capturados em território ucraniano
Foto: OLEKSANDR RATUSHNIAK / AFP

A Ucrânia disse nesta terça-feira que um grupo de soldados russos tinham entrado em território ucraniano para uma "missão especial", contradizendo assim a mídia russa, que citou uma fonte do Ministério da Defesa em Moscou dizendo que eles foram parar lá por acidente.

"Isso não foi um engano, mas uma missão especial que eles estavam realizando", disse o porta-voz dos militares ucranianos, Andriy Lisenko, em um comunicado divulgado na televisão.

Lisenko também afirmou que os separatistas estavam atacando a cidade de Novoazovsk, localizada na fronteira sudeste, "neste exato momento" e que as forças ucranianas tinham destruído 12 veículos blindados de infantaria na área.

Em contrapartida, o ministério russo da Defesa afirmou que os militares atravessaram a fronteira "por acidente".

"Os militares em questão participavam em patrulhas na fronteira Rússia-Ucrânia e a atravessaram, talvez por acidente, em uma área sem demarcação", disse a fonte, citada pelas agências oficiais russas Itar Tass e Ria Novosti.

Segundo as forças de segurança ucranianas, 10 paraquedistas foram detidos em Dzerkalne, a 20 km da fronteira e a 50 km do reduto separatista pró-Rússia de Donetsk.

De acordo com Kiev, os detidos são soldados do 331º regimento da 98ª divisão aerotransportada, com base na Rússia central.

Os soldados, detidos com documentos de identidade e armas, afirmaram que foram enviados à região russa de Rostov, perto da fronteira com as regiões ucranianas rebeldes de Donetsk e Lugansk, e depois a território ucraniano, segundo Kiev.

A fonte militar russa indicou que os homens não resistiram à detenção e afirmou que soldados ucranianos atravessaram a fronteira com a Rússia em várias ocasiões.

Kiev acusa regularmente Moscou de enviar militares e blindados a território ucraniano, de atirar contra seu território e de fornecer armas e combatentes aos rebeldes pró-Rússia.

Divulgado vídeo de soldado russo preso na Ucrânia

O comando militar da Ucrânia divulgou nesta terça-feira o vídeo de um interrogatório de um soldado russo capturado ontem na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, onde as tropas governamentais combatem às milícias separatistas pró-russas.

"Percebemos que estávamos na Ucrânia quando vimos um tanque com a bandeira ucraniana", afirmou para a câmera o soldado identificado como Dmitri Smirnov, quedisse servir no regimento 331 da 98ª divisão aerotransportada das Forças Armadas da Rússia.

Segundo o comando ucraniano, Smirnov é um dos dez soldados russos que foram capturados junto à cidade de Dzerkalni, a cerca de 20 quilômetros da fronteira com a Rússia.

"Acompanhávamos uma coluna motorizada", acrescentou o soldado, que disse que seus superiores disseram se tratar simplesmente de manobras.

Ao mesmo tempo, admitiu que antes que a coluna começasse apagaram as matrículas dos veículos militares, sobre as quais pintaram círculos brancos.

Segundo Smirnov, ele e seus companheiros deixaram o blindado quando as forças ucranianas abriram fogo contra a coluna.

A imprensa ucraniana também divulgou vídeos de interrogatórios de outros dos dez soldados russos capturados junto com Zerkalni.

Enquanto isso em Moscou, uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia admitiu que "estes militares efetivamente participavam de uma patrulha em um setor da fronteira russo-ucraniana e a cruzaram, provavelmente, por acaso, em uma área não sinalizada".

"Pelo que sabemos, não opuseram resistência às forças armadas ucranianas durante a detenção", disse a fonte da Defesa, citada pelas agência russas.

Lembrou que mais de 500 soldados ucranianos, armados e a bordo de blindados, cruzaram recentemente a fronteira da Rússia.

"Nunca fizemos um escândalo por isso; simplesmente os devolvemos ao território da Ucrânia em um lugar seguro", acrescentou a fonte.

Com informações da Reuters, AFP e EFE.

Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países Ucrânia x Rússia: compare o poder bélico dos dois países

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade