Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Saiba como foram os 30 minutos finais do voo da Germanwings

Gravação mostra que as respostas do copiloto se tornaram "bruscas" quando o capitão começou a detalhar os planos de pouso

26 mar 2015 - 17h35
(atualizado às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Equipe de resgate nos Alpes frances, próximo ao local da queda do avião da Germanwings, em 26 de março</p>
Equipe de resgate nos Alpes frances, próximo ao local da queda do avião da Germanwings, em 26 de março
Foto: Jean-Paul Pelissier / Reuters

Uma gravação de 30 minutos obtida em uma das caixas-pretas do voo 4U 9525, da Germanwings, oferece as pistas mais confiáveis até o momento sobre o que aconteceu no avião, que caiu nos Alpes franceses na terça-feira.

Investigadores que escutaram o áudio dizem que o copiloto Andreas Lubitz, 28, parece ter derrubado o avião deliberadamente.

Diante disso, como foi a última meia hora do voo?

O 4U 9525 decolou de Barcelona rumo a Dusseldorf, com 150 pessoas a bordo, às 9h01 GMT (6h01 em Brasília) em 24 de março. O Airbus 320 começou a trajetória pelo mar em direção ao território francês, levando cerca de meia hora para subir 11,6 mil metros.

O voo duraria 2 horas. Às 9h30 GMT, o avião fez seu último contato com os controladores de tráfego aéreo: uma mensagem de rotina relacionada à permissão para seguir em sua rota. Tudo parecia ir como planejado.

Queda de Airbus deixou 150 mortos nos alpes franceses
Queda de Airbus deixou 150 mortos nos alpes franceses
Foto: DENIS BOIS / GRIPMEDIA/AFPTV / AFP

Mas, um minuto depois, o avião entrou em trajetória descendente.

O promotor francês Brice Robin não divulgou os horários exatos do áudio obtido no gravador, mas disse que os pilotos do avião conversaram normalmente durante os primeiros 20 minutos.

No entanto, Robin afirmou que, apesar de as respostas do copiloto terem sido cordiais no início, se tornaram "bruscas" quando o capitão começou a detalhar os planos de pouso.

Pouco depois disso, o capitão saiu da cabine, provavelmente para ir ao banheiro, diz Robin.

Copiloto no controle

É possível ouvir o piloto pedindo ao copiloto que assuma o comando do avião. Um assento é movido para trás, seguido pelo som de uma porta fechando.

Neste momento, o copiloto ficou sozinho no controle. Ele apertou os botões dos sistemas de monitoramento de voo para colocar a aeronave em processo de descida, segundo Robin.

"Esta ação nos controles de altitude só podem ser deliberados", diz o promotor.

Em menos de 10 minutos, o avião mergulhou em direção aos Alpes, e o copiloto não disse uma palavra sequer nesse período de tempo.

Imagens aéreas mostram destroços de avião espalhados:

É possível ouvir o piloto voltando do banheiro, mas ele não consegue entrar na cabine, então bate de leve na porta. Não recebe resposta. O piloto bate forte na porta, sem conseguir abri-la. Os alarmes do avião começaram a soar.

A respiração do copiloto soava normal nos minutos finais do voo. Ele não emitiu nenhum sinal de que a aeronave estaria em perigo.

O Airbus começou a descer a cerca de 1,2 mil km por minuto. O último contato de radar foi às 9h40min47s GMT, a 1,8 mil km de altitude.

Controladores de tráfego aéreo tentaram diversas vezes fazer contato com a aeronave, sem sucesso.

No momento final da gravação, é possível ouvir os passageiros gritando. Robin diz acreditar que, até esse momento, eles não perceberam o que estava acontecendo na cabine.

O avião se chocou com as montanhas a 700 km por hora. "A morte foi instantânea", acrescentou o promotor.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade