Snowden é eleito reitor da Universidade de Glasgow
Edward Snowden teria aceitado o convite de um grupo de estudantes para se candidatar ao cargo
O ex-técnico da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, acusado de espionagem em seu país, foi eleito reitor da Universidade escocesa de Glasgow, anunciou nesta terça-feira a instituição em seu Twitter.
Edward Snowden havia aceitado o convite de um grupo de estudantes para se candidatar a este cargo.
Ele superou o campeão de ciclismo escocês Graeme Obree, o escritor Alan Bissett e o sacerdote Kelvin Holdsworth,e sucederá o ex-líder do partido liberal democrata britânico, Charles Kennedy.
Entre os reitores precedentes estão Winnie Mandela e o israelense Mordechai Vanunu.
"Estamos contentes de ver Edward Snowden eleito reitor da Universidade de Glasgow", escreveu em um comunicado o grupo de estudantes que o convidou. "Temos uma grande e nobre tradição de fazer declarações importantes através de nossos reitores", continuou o grupo.
Com esta eleição, "mostramos a Edward Snowden e a outros denunciantes corajosos que nós estamos com eles, onde quer que estejam".
"Nas próximas semanas, vamos continuar a fazer campanha para que a NSA e o GCHQ parem seus ataques contra o nosso direito fundamental à privacidade e para que Edward Snowden seja reconhecido como um denunciante corajoso em vez de traidor", insistiu.
A universidade indicou que a principal função do reitor era a de "representar os interesses dos alunos" e que "a escolha do reitor é inteiramente de responsabilidade dos alunos".
O americano Edward Snowden, que fez revelações sobre a NSA, recebe asilo político na Rússia, depois de mais de um mês na zona de trânsito do aeroporto de Moscou.
O ex-técnico da NSA não fez nenhuma aparição pública desde que recebeu asilo.