Tony Blair é designado 'ícone gay' por revista britânica
O ex-premiê foi reconhecido pela comunidade gay por seu trabalho a favor dos direitos homossexuais
O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair foi designado pela revista Gay Times como um dos mais importantes "ícones gays" dos últimos 30 anos, em reconhecimento por seu trabalho a favor dos direitos dos homossexuais.
Gay Times lançou uma edição especial nesta sexta-feira em homenagem a Blair, por ocasião do 30º aniversário da publicação.
O trabalhista Tony Blair, 61 anos, obteve uma contundente vitória nas eleições legislativas de 1997 e dirigiu o governo britânico durante uma década.
Durante seu governo, Blair introduziu na legislação britânica a união civil ("civil partnership"), igualou a maioridade sexual entre homossexuais e heterossexuais, e aboliu a "Section 28", lei que proibia às autoridades "promover a homossexualidade".
Blair também promoveu o "reconhecimento legal dos transexuais", a proibição de demissões por orientação sexual e a condenação da homofobia.
"Seu status de embaixador dos direitos dos homossexuais é inegável", afirma a revista.
Blair festejou sua designação como "ícone gay" afirmando que está orgulhoso de seu trabalho pelos direitos dos homossexuais, que considera parte de sua herança para o Reino Unidos.
Descubra onde é legal e ilegal ser gay no mundo