Tsipras afirma que Grécia apresentou plano e espera decisão da Europa
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta terça-feira que o governo do país apresentou um programa completo de reformas no qual fez concessões e que agora a decisão está nas mãos dos líderes políticos europeus.
"A Grécia apresentou propostas concretas nas quais fizemos concessões, como é normal em uma negociação, mas apresentamos um plano realista para tirar o país da crise" disse após visitar o Ministério de Cultura e Esporte.
Tsipras alertou também que os cidadãos têm que se preparar para tempos difíceis quando a negociação foi concluída.
"O dia seguinte ao fim da negociação será de dificuldades, mas o que o povo pede ao governo é para enfrentar os desafios em condições de justiça e de igualdade", comentou.
O primeiro-ministro destacou que um acordo com as instituições significará o "fim da divisão na Europa", mas ressaltou que agora a decisão a cabe aos líderes políticos europeus. Apesar de tudo, Tsipras se mostrou otimista sobre conseguir um bom término nas conversas.
"O governo tem um plano e determinação, e o que a maioria da população grega quer é uma bússula, uma solução distinta ao passado dos programas de resgate e à submissão", argumentou. De acordo com Tsipras, "os gregos devem se sentir orgulhosos, independentemente do partido ao qual pertençam", enfatizou.
Horas antes, o governo grego garantiu que "não recebeu nenhuma minuta de acordo", nem que haja uma comunicação entre Tsipras e representantes das chamadas "instituições".