Ucrânia diz que armamentos chegam da Rússia ao leste do país
Um porta-voz do conselho de segurança da Ucrânia disse no sábado que equipamentos militares foram trazidos à região de Luhansk no leste do país pela fronteira com a Rússia durante a noite.
"Durante a noite, 15 peças de equipamento militar foram trazidos do lado da Federação Russa no território da região de Luhansk", afirmou o porta-voz em uma entrevista coletiva. Ele disse também que os rebeldes pró-Rússia têm trazido equipamentos para o local da queda do avião da Malaysia Airlines para remover destroços.
Mais cedo, o chefe de contra-inteligência da Ucrânia disse que há "provas irrefutáveis" de que a Rússia teve papel decisivo na derrubada do avião da Malásia, por ter fornecido um sistema de mísseis e equipe aos rebeldes.
"Temos provas irrefutáveis de que esse ato terrorista foi cometido com a ajuda da Federação Russa. Sabemos claramente que a equipe desse sistema era composta por cidadãos russos", disse Vitaly Naida em entrevista a jornalistas.
Segundo ele, Kiev tem evidências de que três sistemas de mísseis guiados por radar BUK-1 ou SA-11 entraram na Ucrânia vindos da vizinha Rússia, junto com uma equipe de três homens. "Temos informações sobre essas três pessoas que vieram junto com esses sistemas do território russo", disse.