Ucrânia: helicóptero militar é derrubado e 9 soldados morrem
Rebeldes pró-russos seriam autores do ataque
Nove soldados ucranianos morreram nesta terça-feira no leste do país, quando rebeldes pró-russos derrubaram o helicóptero no qual viajavam, declarou à AFP um porta-voz do Exército.
"Nove pessoas estavam a bordo do helicóptero Mi-8. Segundo as primeiras informações, todos que estavam a bordo morreram", escreveu Vladyslav Seleznyov, um porta-voz da Defesa, em mensagem postada no Facebook.
Segundo Selezniov, um sistema de defesa antiaérea portátil foi empregado no ataque, que aconteceu perto do monte Karachun, durante a decolagem da aeronave.
O ataque acontece um dia depois que o líder dos insurgentes concordou com um cessar-fogo temporário, que se estenderia até sexta-feira, 27 de junho.
O líder da autoproclamada república popular de Donetsk, Aleksandr Borodai, denunciou o descumprimento da trégua entre os insurgentes e as autoridades por parte de Kiev.
"Kiev não cessou a guerra. Hoje começaram a metralhar (as cidades de) Slaviansk e Snezhni. Também, começaram os combates no aeroporto de Donetsk. Temos mortos e feridos", disse Borodai, segundo a agência Interfax.
A trégua foi estipulada na segunda-feira na cidade de Donetsk, nas primeiras conversas entre representantes do governo de Kiev e os líderes dos rebeldes pró-Rússia desde que explodiram os enfrentamentos armados há quase dois meses.
Com informações da AFP e EFE.