Ucrânia: manifestação de opositores pró-UE reúne 200 mil em Kiev
Pelo menos 200 mil opositores pró-europeus se reuniram neste domingo na Praça da Independência, centro de Kiev, para protestar contra o presidente Viktor Yanukovich e sua decisão de privilegiar a relação com a Rússia em detrimento da União Europeia (UE). Às 10h GMT (8h de Brasília), a praça estava lotada e os ativistas continuavam chegando para um novo protesto, que prolonga as manifestações iniciadas em novembro.
Esta é a terceira grande manifestação seguida em um domingo, com centenas de milhares de participantes, contra o presidente ucraniano Viktor Yanukovich, que decidiu não assinar um acordo de associação com a União Europeia. Os manifestantes exibiam bandeiras da Ucrânia e da UE.
Também neste domingo, o comissário de Ampliação europeu, Stefan Füle, assegurou que os trabalhos para estabelecer um acordo de associação entre a União Europeia e a Ucrânia "estão suspensos" e pediu a Kiev um "compromisso claro". "Mais discussões estão condicionadas a que haja um claro compromisso para assinar. Os trabalhos estão suspensos, não tive resposta" por parte do governo ucraniano, afirmou Füle em mensagem no Twitter.
Com informações adicionais da agência EFE