Ucrânia: premiê irá aos EUA para discutir crise da Crimeia
Arseny Yatseniuk também afirmou que a Ucrânia não cederá nenhum centímetro de terra à Rùssia
O primeiro ministro da Ucrânia, Arseny Yatseniuk, afirmou neste domingo que viajará para os Estados Unidos nesta semana para discutir a crise iniciada pela intervenção russa na península da Crimeia, no sul do país.
"Eu vou aos EUA para discussões de alto escalão sobre formas de resolver a situação envolvendo nossas relações bilaterais e multilaterais", disse Yatseniuk, no início de uma reunião do governo, na capital da Ucrânia, Kiev.
Ele não informou de imediato datas ou detalhes sobre a visita.
Antes da reunião, Yatseniuk participou de uma homenagem perante o monumento a Taras Shevchenko, poeta e herói nacional ucraniano. "Esta é a nossa terra. Por esta terra deram seu sangue nossos pais e avôs. E não cederemos nem um centímetro da terra ucraniana", disse Yatseniuk durante a homenagem.
A república autônoma da Crimeia, povoada majoritariamente por pessoas de origem russa, convocou um referendo para o dia 16 de março sobre a anexação com a Rússia, enquanto tropas russas sem distintivos avançam na tomada do controle de instalações estratégicas na península.
Com informações da Reuters e EFE.
Ucrânia: cemitério de tanques tem relíquias da era soviética; veja fotos