Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

UE realiza reunião extraordinária sobre medidas contra ebola

No encontro, será abordada a possibilidade de estabelecer controles nos aeroportos a passageiros de voos com origem em países africados afetados

16 out 2014 - 04h44
(atualizado às 08h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe da Organização Médicos Sem Fronteiras recebe treinamento contra ebola em Bruxelas
Equipe da Organização Médicos Sem Fronteiras recebe treinamento contra ebola em Bruxelas
Foto: Francois Lenoir / Reuters

Ministros da Saúde da União Europeia (UE) realizam nesta quinta-feira uma reunião extraordinária para coordenar o início da aplicação de medidas para detectar possíveis casos de ebola e evitar a propagação da doença em território europeu.

Fontes europeias disseram que no encontro, convocado na última sexta-feira, será abordada a possibilidade de estabelecer controles nos aeroportos a passageiros de voos com origem em países africados afetados, como já faz os Estados Unidos.

O Reino Unido também começou a realizar exames de temperatura em passageiros que chegam ao aeroporto de Heathrow, em Londres. O controle será ampliado para o aeroporto de Gatwick e aos terminais do trem Eurostar em breve.

Até o momento, esse tipo de controle está sendo feito apenas na saída dos passageiros dos países africanos onde há a presença do ebola, como obrigam as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Os controles de saída são a melhor maneira de garantir que passageiros claramente doentes não viajem. São absolutamente essenciais para minimizar o risco de contágio a outras pessoas do voo, incluindo a tripulação", disseram as fontes, que lembraram que a aplicação desse tipo de medida é de competência de cada país.

No caso de países que decidirem introduzir os controles de entrada, a indicação é que o turista receba a maior quantidade de informações possíveis, além de instruções claras do que se deve fazer caso os sintomas apareçam.

Uma das orientações é, por exemplo, indicar o número de contato do serviço de saúde e para onde o paciente deve ir para receber atendimento. Outra seria deixar explícito que a pessoa não deve comparecer ao setor de urgência de um hospital sem aviso prévio.

A associação que reúne os principais aeroportos da UE, a ACI Europa, pediu aos países-membros que adotem uma resposta "coordenada" em relação aos controles sanitários contra o ebola, evitando "medidas ineficazes" ou unilaterais.

Foto: Terra Arte

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade