Ex-iate milionário de Saddam Hussein virou sucata abandonada no Iraque
Espaço é frequentado por turistas que desejam tirar fotos entre os destroços
Naufragado em um rio no sul do Iraque, o que antes era um luxuoso iate pertencente a Saddam Hussein agora virou um monte de sucata abandonada. O local não atrai muitos visitantes, mas os poucos que se aventuram pela região de Bassora --a terceira maior cidade do Iraque-- se surpreendem ao encontrar a imensa embarcação corroída pelo tempo.
O iate se transformou em um marcante lembrete de seu regime autoritário. Desde a morte de Saddam Hussein, há 17 anos, o "al-Mansur", com seus 121 metros (396 pés), permanece esquecido.
Agora, o local é ponto de interesse de turistas e pescadores que se aventuram a bordo para capturar imagens entre os escombros e trocar histórias.
Em uma entrevista concedida à CNN, o pescador local Hussein Sabahi compartilhou suas razões para frequentar o iate abandonado. "Quando pertencia ao ex-presidente, era impossível se aproximar dele", revelou.
Embora exista um apelo entre alguns iraquianos pela conservação dos destroços, os governos que sucederam não alocaram recursos para tal fim. "Este iate é como um tesouro, uma obra-prima rara que se mantém em casa", expressou Zahi Moussa, um capitão da marinha que atua no ministério dos transportes do Iraque.