Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Ex-membro fugitivo das Brigadas Vermelhas da Itália é preso na Argentina

30 ago 2024 - 10h41
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia de Buenos Aires prendeu um ex-membro das Brigadas Vermelhas que é procurado pela Itália por crimes cometidos como parte do grupo guerrilheiro de extrema-esquerda, informou o governo argentino na quinta-feira.

Leonardo Bertulazzi, que foi condenado na Itália por crimes que incluem sequestro e associação criminosa e enfrenta uma pena de 27 anos de prisão, estava na Argentina há anos como refugiado, status que perdeu durante o atual governo do presidente Javier Milei.

"Bertulazzi é responsável por crimes que minaram os valores democráticos e a vida de muitas vítimas", informou um comunicado do governo argentino.

As Brigadas Vermelhas eram um grupo radical de esquerda que atuou na Itália durante as décadas de 1970 e 1980, quando se tornou conhecido por cometer crimes terroristas, incluindo o sequestro e assassinato, em 1978, do ex-primeiro-ministro italiano e líder democrata-cristão Aldo Moro.

A polícia italiana disse que Bertulazzi, que está foragido desde 1980, estava envolvido em um sequestro em 1977, por meio do qual as Brigadas Vermelhas ganharam dinheiro de resgate que foi usado na operação contra Moro.

Bertulazzi foi inicialmente preso em Buenos Aires em 2002, segundo a polícia, mas foi libertado alguns meses depois, quando as autoridades argentinas se recusaram a extraditá-lo para a Itália.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse que sua mais recente prisão "foi possível graças a uma cooperação intensa e frutífera" entre Itália, Argentina e Interpol.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade