Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-presidente peruano Castillo "está com problemas de saúde" na prisão, diz familiar

22 dez 2022 - 19h52
Compartilhar
Exibir comentários

LIMA Reuters) - O ex-presidente peruano Pedro Castillo, que foi recentemente deposto, está com "saúde delicada" enquanto cumpre 18 meses de prisão preventiva por tentar dissolver ilegalmente o Congresso, disse um de seus parentes nesta quinta-feira após se reunir com um grupo defensor dos direitos humanos.

Pedro Castillo em Lima
10/11/2022 REUTERS/Sebastian Castaneda
Pedro Castillo em Lima 10/11/2022 REUTERS/Sebastian Castaneda
Foto: Reuters

Vilma Vásquez, uma das sobrinhas de Castillo, disse que informou aos representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) "sobre a injustiça que está sendo cometida" contra o ex-presidente de 53 anos.

Castillo, que governou o país por quase 17 meses, foi deposto e preso em 7 de dezembro após anunciar em mensagem à nação que iria dissolver o Congresso e reorganizar o Judiciário, em medidas tomadas fora da ordem constitucional.

A prisão de Castillo desencadeou fortes protestos, principalmente pedindo eleições antecipadas, que em quase duas semanas deixaram pelo menos 22 mortos, segundo as autoridades.

O ex-presidente está detido em uma prisão dentro de uma base policial, localizada a leste da cidade de Lima, onde o ex-presidente Alberto Fujimori também cumpre pena de 25 anos por abusos de direitos humanos.

"Ele está com a saúde delicada, falo pelo que vi", disse Vásquez a repórteres após a reunião, junto com outros familiares do ex-presidente, com membros da CIDH em um hotel no bairro residencial de San Isidro.

Vásquez disse que os familiares do ex-presidente estão sofrendo perseguições, embora não tenha identificado quem os está assediando. "Pedimos que haja justiça e que tudo seja muito transparente."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade