Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

EXCLUSIVO-Biden está trabalhando para o que é melhor para os EUA, diz senador Hickenlooper

18 jul 2024 - 10h38
(atualizado em 19/7/2024 às 09h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está trabalhando para tomar uma decisão sobre se permanece na corrida presidencial que seja boa para o país, disse o senador John Hickenlooper à Reuters, destacando a tristeza entre os democratas em relação ao presidente, mas sem dizer que ele deveria se afastar.

Hickenlooper, que concorreu à indicação presidencial democrata de 2020 que Biden venceu, recusou-se a juntar sua voz ao número crescente de parlamentares que pede explicitamente que Biden deixe a corrida. Mas ele disse que havia evidências de que seria bom para o país se essa fosse a decisão de Biden.

"Joe Biden sempre colocou o país em primeiro lugar. Ele tem feito o que é melhor para os Estados Unidos... Acho que ele continuará fazendo isso", afirmou Hickenlooper em uma entrevista por telefone na quarta-feira. "Ele está trabalhando para isso."

Perguntado sobre a possibilidade de Biden se afastar, Hickenlooper disse: "Essa é uma decisão que cabe a ele tomar, mas certamente há cada vez mais indicações de que isso seria do melhor interesse do país, eu acho".

Biden, de 81 anos, está enfrentando apelos de membros influentes de seu partido para deixar a chapa democrata depois que seu desempenho instável no debate contra o ex-presidente Donald Trump, o candidato republicano, levantou preocupações sobre sua idade e capacidade de prevalecer na eleição de novembro.

Hickenlooper disse que há um sentimento de angústia entre os democratas que têm Biden, que serviu no Senado por 36 anos, em alta estima, mesmo que acreditem que ele não deveria estar concorrendo à reeleição.

"Acho que muitas pessoas não percebem o quanto Joe Biden é amado e o quanto as pessoas sentem tristeza e angústia por ele não ser o candidato. Mesmo as pessoas que acham que ele não deveria ser o candidato têm uma grande sensação de perda", declarou Hickenlooper.

"Ele foi um dos maiores presidentes, talvez o maior presidente da minha vida."

Mas Hickenlooper contou que o feedback de seus eleitores no Colorado - não de doadores, disse ele, e não de pessoas de dentro - mostrou de forma esmagadora que os eleitores democratas médios querem que Biden se afaste.

"Quando há tanto desconforto e tanta insatisfação, é difícil que alguém consiga unir o partido", afirmou. "Ele ainda é amado... Só que não é o mesmo cenário de quatro anos atrás."

Biden está se recuperando da Covid-19 em sua casa em Rehoboth Beach, Delaware. No sábado, ele se reuniu individualmente com o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, que supostamente o incentivou a sair da disputa.

Biden tem se mostrado bastante desafiador diante de tais apelos. A Casa Branca informou na quarta-feira que o presidente disse a Schumer que ele é o candidato do partido e que planeja vencer a eleição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade