Exército do Sudão reivindica primeiro grande avanço em dez meses de guerra
O exército sudanês reivindicou seu primeiro grande avanço em dez meses de guerra, recuperando o controle de parte da cidade de Omdurmã das Forças de Apoio Rápido -- que nega o avanço.
O exército afirmou no fim da sexta-feira que havia conseguido conectar suas duas principais bases na cidade, o que provocou comemorações entre soldados e moradores locais.
As Forças de Apoio Rápido negaram o avanço do exército.
"O exército se voltou à propaganda, porque está à beira da derrota", disse o gabinete de imprensa das Forças, em um comunicado.
As Forças estão lutando contra o exército pelo controle do Sudão desde abril, em uma guerra que matou milhares de pessoas, deslocou quase oito milhões de sudaneses e gerou alertas de fome.
Pouco depois da guerra eclodir, as Forças tomaram o controle da maior parte da capital Cartum, de suas cidades-irmãs Bahri e Omdurmã, e da maioria do território nas regiões de Kordofan e Darfur, no oeste.
O exército manteve a maioria das suas bases na capital, mas não havia conseguido grandes avanços até o começo do ano, quando, segundo moradores, passou a usar mais drones.