Exxon avalia compra da perfuradora de xisto Pioneer, diz jornal
A Exxon Mobil Corp realizou discussões preliminares com a Pioneer Natural Resources Co sobre uma possível aquisição da produtora de óleo de xisto dos Estados Unidos, segundo reportagem do Wall Street Journal nesta sexta-feira, citando pessoas com conhecimento do assunto.
Discussões entre as duas empresas sobre um potencial acordo foram informais, disse o jornal, acrescentando que executivos da Exxon discutiram uma possível parceria com pelo menos mais uma empresa.
Exxon e Pioneer se recusaram a comentar a reportagem.
A Exxon vê a Pioneer como um objetivo prioritário para dar um "uso aos seus lucros inesperados", disse a reportagem, acrescentando que as conversas não necessariamente levarão a negociações formais e que a Exxon pode procurar outra empresa.
No ano passado, a Exxon faturou um recorde de 55,7 bilhões de dólares com os preços altíssimos do petróleo e do gás e encerrou o ano com 29,6 bilhões de dólares em caixa e equivalentes.
A maior produtora de petróleo dos EUA sinalizou esta semana que os seus lucros operacionais do primeiro trimestre caíram cerca de 25% em relação ao quarto trimestre do ano passado, com a queda de preços de gás e óleo e o aumento de custos de manutenção de refinarias.
A Pioneer, terceira maior produtora de óleo depois da Chevron Corp e ConocoPhillips na principal bacia de xisto dos EUA, negou uma reportagem da imprensa seis semanas atrás de que estava considerando uma aquisição da rival menor Range Resources Corp.