Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Famílias fogem de novo ataque israelense em Khan Younis, no sul de Gaza

9 ago 2024 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários

Tanques israelenses retornaram à cidade de Khan Younis, no sul de Gaza, nesta sexta-feira, forçando milhares de pessoas a saírem pelas estradas congestionadas, enquanto os combatentes palestinos continuavam a atacar as tropas israelenses a partir das ruínas, disseram moradores e militares.

Palestinos fogem de Khan Younis
 8/8/2024   REUTERS/Mohammed Salem
Palestinos fogem de Khan Younis 8/8/2024 REUTERS/Mohammed Salem
Foto: Reuters

As famílias fugiram do leste de Khan Younis em veículos e a pé, com seus pertences amontoados em carroças de burro e riquixás de motos.

Com Israel e o Líbano preparados para uma possível escalada nos combates, os líderes de Estados Unidos, Egito e Catar tentaram retomar os esforços para interromper os combates em Gaza, agendando uma nova rodada de negociações para 15 de agosto.

Nas últimas semanas, as forças israelenses, que invadiram quase toda a Faixa de Gaza ao longo de mais de dez meses de guerra, retornaram às ruínas das áreas onde anteriormente alegavam ter expulsado os combatentes do Hamas.

No mais recente ataque, os militares lançaram panfletos ordenando que os residentes e os desabrigados que estavam no leste de Khan Younis, a principal cidade do sul de Gaza, deixassem uma área que já foi palco de repetidas ondas de combates.

As famílias se aglomeraram em ônibus e carros, muitas delas buscando abrigo em Al-Mawasi, um trecho arenoso ao longo da costa, embora algumas tenham expressado medo de que essa área tenha sido atacada no passado, apesar de ter sido designada como zona segura pelas forças israelenses.

"Não sabemos para onde estamos indo, para a praia, para Al-Mawasi, para qualquer lugar onde ficaremos. Não há lugar seguro aqui. Eles atacaram em toda parte, já atacaram Al-Mawasi e muitas pessoas foram mortas. Não há segurança, a segurança está com Deus", declarou o desabrigado Ahmed al-Farra.

Os militares israelenses disseram que as tropas atingiram dezenas de alvos pertencentes aos militantes do Hamas em Khan Younis e Rafah, perto da fronteira egípcia, apreendendo depósitos de armas, destruindo a infraestrutura e matando dezenas de combatentes equipados com armas, incluindo granadas propelidas por foguetes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade