FDA autoriza uso emergecial de remdesivir para covid-19
A Gilead informou na quarta-feira que o medicamento ajudou a melhorar os resultados para pacientes com covid-19
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concedeu autorização à Gilead Sciences para uso emergencial de seu remédio antiviral experimental remdesivir para tratar pacientes com covid-19, informou a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos em uma carta à Gilead.
Durante uma reunião no Salão Oval com o presidente Donald Trump, o executivo-chefe da Gilead, Daniel O'Day, chamou a medida de primeiro passo importante e disse que a empresa estava doando 1,5 milhão de frascos do medicamento para ajudar os pacientes.
A Gilead informou na quarta-feira que o medicamento ajudou a melhorar os resultados para pacientes com covid-19, a doença causada pelo coronavírus, e forneceu dados sugerindo que funcionou melhor quando administrado no início da infecção.
O remédio afetou os mercados financeiros nas últimas semanas, após lançamento de vários estudos que pintaram uma imagem mista de sua eficácia.
O vice-presidente Mike Pence disse que os 1,5 milhão de frascos começarão a ser distribuídos aos hospitais na segunda-feira.