Ferrari anuncia Benedetto Vigna como novo CEO
Executivo italiano deixará empresa de semicondutores
A Ferrari anunciou nesta quarta-feira (9) a nomeação do executivo italiano Benedetto Vigna como seu novo CEO.
Com 52 anos de idade, Vigna assumirá o cargo em 1º de setembro e é proveniente da ST Microelectronics, fabricante de semicondutores com sede em Genebra, na Suíça.
O posto de CEO da Ferrari é ocupado interinamente pelo presidente da montadora, John Elkann, desde dezembro passado, quando Louis Camilleri renunciou por "motivos pessoais".
"Estamos felizes em dar as boas-vindas a Benedetto Vigna como novo CEO. Seu profundo conhecimento das tecnologias que guiam grande parte das mudanças em nossa indústria, suas comprovadas capacidades de inovação, a abordagem empresarial e sua liderança vão reforçar a Ferrari ainda mais, escrevendo novos capítulos de nossa história inimitável de paixão e desempenho na era entusiasmante que nos espera", comentou Elkann.
A declaração faz menção implícita à tendência de eletrificação na indústria automotiva. A própria Ferrari lançou seu primeiro modelo híbrido em maio de 2019, a SF90 Stradale, e planeja levar ao mercado um carro totalmente elétrico em 2025.
Vigna, por sua vez, disse que é "uma honra extraordinária entrar na Ferrari como CEO". "Faço isso com igual medida de entusiasmo e responsabilidade. Entusiasmo pelas grandes oportunidades que poderemos aproveitar. E com profundo senso de responsabilidade em relação aos extraordinários resultados e às capacidades dos homens e das mulheres da Ferrari", acrescentou.
Segundo a empresa italiana, a prioridade de Vigna será garantir que a marca "reforce sua liderança como artífice dos carros mais belos e tecnologicamente avançados no mundo".