Filhos de Elizabeth II fazem vigília em 1ª cerimônia fúnebre
Rito é realizado no dia em que velório é aberto ao público
O rei Charles III e os outros três filhos da rainha Elizabeth II alinharam-se nos quatro lados do caixão da monarca para realizar a tradicional Vigília dos Príncipes na cerimônia fúnebre na Catedral de St. Gilles, em Edimburgo.
O movimento simbólico mostra os quatro - o rei Charles III, a princesa Anne e os príncipes Andrew e Edward - se posicionando em cada lado do caixão para ficar de guarda por um curto período de tempo.
A aparição de Anne faz dela a primeira mulher a fazer parte da vigília, que até agora era realizada apenas por membros da família real masculina.
Depois de cerca de 10 minutos comoventes, a vigília chegou ao fim, com a família real se retirando do local sob aplausos.
Agora, a cerimônia será aberta para homenagem do público De acordo com a imprensa britânica, pelo menos 20 mil pessoas já estão esperando em uma fila de um quilômetro e meio por várias horas para entrar na Catedral de St. Giles, em Edimburgo, onde o caixão da rainha repousa.
Mais cedo, o rei Charles III discursou no final da cerimônia à Assembleia Legislativa da Escócia e afirmou que a rainha Elizabeth II encontrou "nas colinas desta terra e no coração de seu povo um refúgio e um lar".
O pronunciamento ocorreu em meio às homenagens pela morte da soberana, ocorrida no último dia 8, no Palácio de Balmoral, na Escócia.
O monarca acrescentou que estava "determinado com a ajuda de Deus e de vocês" para "seguir o "exemplo inspirador" de sua falecida mãe.
Além disso, Charles III declarou formalmente que seus títulos escoceses estão sendo transferidos para seu filho e herdeiro do trono, William. O breve discurso foi seguido por uma curta procissão final acompanhada pelo som de gaitas de foles.