Finlândia fechará 4 passagens de fronteira com Rússia para conter entrada de solicitantes de asilo
A Finlândia fechará no sábado quatro dos nove pontos de passagem em sua fronteira com a Rússia para conter o fluxo de solicitantes de asilo para a nação nórdica, disse o primeiro-ministro Petteri Orpo nesta quinta-feira.
O presidente da Finlândia afirmou na quarta-feira que um aumento no número de solicitantes de asilo que chegam à fronteira oriental do país parece ser uma vingança russa pela cooperação em defesa da Finlândia com os Estados Unidos.
A Finlândia, um país da União Europeia cuja adesão à aliança da Otan neste ano após décadas de não alinhamento irritou Moscou, compartilha uma fronteira de 1.340 km com a Rússia que também serve como fronteira externa da UE.
As quatro passagens estão todas no sudeste da Finlândia e normalmente são os pontos mais movimentados de viagem entre os dois países.
"O governo decidiu hoje que a Finlândia fechará alguns pontos de passagem na fronteira leste. A fronteira leste dessa parte será fechada na noite entre sexta-feira e sábado", disse Orpo em uma coletiva de imprensa.
Nesta semana, dezenas de solicitantes de asilo de países como Iraque, Iêmen, Somália e Síria chegaram todos os dias através da Rússia, disseram os guardas de fronteira da Finlândia, em comparação com menos de um por dia, em média, no início do outono no hemisfério norte.
O número acumulado de chegadas desde setembro agora é de 280 solicitantes de asilo, informou a Autoridade da Guarda de Fronteira na quinta-feira.
A partir de sábado, os solicitantes de asilo que chegarem pela Rússia só poderão entregar seus pedidos em duas passagens da fronteira norte, informou o governo.