Furacão Cristina tem categoria elevada no Pacífico mexicano
Sistema Meteorológico Nacional recomendou precaução à população e à navegação marítima
O furacão Cristina foi elevado para a categoria 2 na escala de Saffir-Simpson e está posicionado em frente ao litoral do Estado de Michoacán, no oeste do México, informou nesta quarta-feira o Sistema Meteorológico Nacional (SMN) mexicano, que previu fortes chuvas em várias regiões do país.
Em um boletim emitido às 22h15 locais (0h15 de Brasília da quinta-feira), o SMN informou que a nebulosidade gerada pelo furacão "atinge o litoral dos estados de Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero", o que favorece as precipitações nessa região do país.
O ciclone, que tem ventos sustentados de 155 km/h e rajadas de 195, se encontra a 355 quilômetros ao sudoeste de Punta San Telmo, em Michoacán, e a 370 quilômetros ao sul-sudoeste de Manzanillo, em Colima.
O SMN afirmou que o furacão Cristina mudou seu deslocamento e agora segue rumo ao oeste-noroeste a uma velocidade de 9 km/h.
Além disso, o SMN recomendou precaução à população e à navegação marítima nas imediações do sistema e que sigam as recomendações das autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil.
De acordo com os meteorologistas, na temporada deste ano, 23 ciclones tropicais devem se formar, 14 no Oceano Atlântico e nove no Pacífico.