Gorila 'mais triste do mundo' vive em cativeiro há 30 anos na Tailândia
Ativistas e ONGs lutam para libertar animal e levá-lo de volta ao país de origem
Bua Noi, o último gorila em cativeiro da Tailândia, vive há mais de 30 anos em um pequeno espaço e é considerada 'a gorila mais solitária e triste do mundo'. O animal vive dentro de uma jaula em um shopping em Bangcoc e não tem perspectiva de viver em outro lugar.
O macaco é um das dezenas de animais que pertencem ao 'Pata Zoo', zoológico privado que funciona juntamente às lojas de departamentos desde 1983. O espaço mantém espécies de macacos, pássaros e répteis em cativeiros.
Bua Noi foi levada da Alemanha para um shopping na Tailândia quando tinha um ano de idade e nunca conviveu com outros gorilas. O lugar em que vive atualmente não permite contato direto com a natureza e é cercado por grades e paredes de concreto e vidro.
No país, Pata Zoo ficou conhecido como 'o zoológico do terror' por causa de denúncias relatando maus-tratos aos animais e o semblante abatido de Bua Noi. Apesar dos esforços de ativistas dos direitos animais para libertar a gorila, é possível que ela passe o restante da vida presa.
Na internet, ONGs recolheram 120 mil assinaturas para dar visibilidade ao pedido de libertação do animal e uma organização buscou negociar o retorno de Bua Noi à Alemanha para um santuário, mas a direção do zoológico recusou o pedido.
Em tentativa de negociação mais recente, o Ministério do Meio Ambiente tailandês ofereceu cerca da R$ 4,2 milhões para que o animal fosse liberado do cativeiro, mas os donos do Pata Zoo não aceitaram a proposta e afirmaram que ela está sendo bem cuidada.