Governo Biden busca aval para retirar arame farpado na fronteira entre o Texas e o México
O estado governado por Greg Abbott moveu uma ação para evitar o corte dos fios. O argumento foi que essa ação constitui uma destruição ilegal de propriedades estatais e compromete a segurança na área
A tensão entre o governo de Joe Biden e o governador republicano do Texas, Greg Abbott, em relação à política de fronteira, continua. Em um capítulo mais recente dessa disputa, o governo Biden pediu à Suprema Corte autorização para que a Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos retirasse as cercas de arame farpado na fronteira com o México.
Em um episódio recente no mês de dezembro, o governador texano ratificou uma nova lei em torno da imigração para conceder às autoridades estaduais a possibilidade de deter pessoas suspeitas de atravessar a fronteira entre os Estados Unidos e o México de maneira ilegal.
Já a controvérsia atual dentro da questão migratória gira em torno da autoridade legal da Patrulha de Fronteira para cortar o arame farpado colocado pelo Texas nas margens do Rio Grande.
O estado governado por Greg Abbott moveu uma ação para evitar o corte dos fios. O argumento foi que essa ação constitui uma destruição ilegal de propriedades estatais e compromete a segurança na área.
Vale ressaltar que no último mês, um tribunal federal instruiu os agentes da Patrulha de Fronteira a interromperem a prática durante o curso do processo judicial. Atualmente, o Departamento de Justiça apresentou um pedido de emergência, buscando a anulação da decisão.
Até 8 mil pessoas de todas as idades, principalmente da Venezuela, Cuba e México, fazem parte da procissão - eles levam uma faixa na qual está escrito "Êxodo da Pobreza".
O número de pessoas detidas na fronteira dos EUA com o México ultrapassou 2 milhões https://t.co/OaFhzVUZiF
— Re Nove (@renatazi23) January 3, 2024
* Sob supervisão de Lilian Coelho