Governo dos EUA devolve 364 crianças imigrantes aos pais
Política de Trump deteve 2.500 mil crianças nas fronteiras; a expectativa é de que 1.600 retornem aos seus pais até o fim do mês
O governo dos Estados Unidos revelou que 364 crianças migrantes detidas na fronteira com o México foram devolvidas aos seus pais.
As crianças, que possuem de cinco a 17 anos, começaram a retornar para suas famílias graças a uma determinação de um juiz federal da cidade de San Diego, na Califórnia, que deu até o dia 26 de julho como prazo para o governo devolver mais de 2.500 imigrantes menores de idade.
Mas, de acordo com o governo norte-americano, destas 2.500 crianças, apenas 1.600 mil poderão retornar aos seus pais. As outras, por sua vez, deverão ficar retidas, pois seus familiares possuem antecedentes criminais ou renunciaram o benefício.
Do grupo das 1,6 mil crianças que poderão retornar à família, 848 pais já foram investigados e estão autorizados para se reunificarem com os filhos. O restante ainda espera ser entrevistado pelas autoridades norte-americanas.
Com base na política migratória "tolerância zero" adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, crianças e adolescentes foram isolados dos pais, considerados imigrantes ilegais, que acabaram presos.
Até o momento, o governo federal norte-americano informou que já reunificou 58 crianças menores de cinco anos e 364 com idade de cinco a 17 anos de idade.