Governo vai elevar mistura de biodiesel para 12% em abril
Até abril de 2026, o índice deve chegar a 15% na adição do combustível fóssil.
O governo federal vai aumentar, de forma gradual, o percentual de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel de petróleo. Já em abril próximo, o percentual aumentará de 10% para 12%. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu, após reunião do órgão de ministros, pelo aumento. A decisão obteve unanimidade no colegiado.
A informação foi confirmada durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a CNN, nesta sexta-feira (17). Até este mês de março, a adição obrigatória de biodiesel no combustível fóssil está em 10%, abaixo do percentual estabelecido na Política Nacional de Biocombustíveis.
A mistura chegou a 13%, mas foi reduzida em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, com o intuito de segurar o preço do combustível. O governo Lula decidiu manter o percentual mais baixo até o fim deste mês.
Um cronograma prevê aumentar em níveis a mistura obrigatória até chegar aos 15% em 2026. Em abril de 2023 irá para 12%; em abril de 2024, vai subir para 13%; em abril 2025, chegará a 14% de mistura no diesel. O biodiesel é mais sustentável que diesel e é considerado como uma fonte de energia limpa; já o diesel não é renovável e é mais poluente.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a mudança, por consequência, irá gerar um aumento no preço do combustível na bomba. Ele afirma, por outro lado, que o impacto para o consumidor será o menor possível. "É importante ressaltar que os estudos foram feitos e o impacto é em torno de 1 centavo, não pode passar disso, a cada 1% na composição do biodiesel" afirmou o ministro.
MME afirmou que a mistura de #biodiesel vai avançar dos atuais 10% (B10) para 12% a partir de 1º de abril deste ano e subirá 1 ponto percentual a cada ano, até alcançar os 15% (B15) em 2026#soja
— Alê Delara (@aledelara_) March 17, 2023