Governo vai enviar avião para resgatar brasileiro em Israel
Há ao menos 6 aeronaves disponíveis para fazer o resgate de até 696 pessoas; primeiras repatriações devem ser realizadas até terça-feira, 10
A Força Aérea Brasileira anunciou na manhã deste domingo, 8, o início de uma operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina.
Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, há ao menos 6 aeronaves disponíveis para fazer o resgate de até 696 brasileiros.
A primeira delas --um avião KC-30, com capacidade para 230 passageiros-- irá embarcar ainda neste domingo de Natal (RN) para Roma, na Itália, onde aguardará a ordem para buscar brasileiros em Tel Aviv ou alguma outra região do Oriente Médio.
"Não sabemos ainda se essa primeira decolagem [com os repatriados] será amanhã ou na terça", afirmou Damasceno, que relatou que os cronogramas vão depender da lista de brasileiros interessados em retornar para o país, que é coordenada pelas embaixadas do Brasil na região.
A previsão é que os embarques sejam realizados sempre na parte da tarde (horário local) para facilitar o transporte terrestre dos passageiros e evitar 'deslocamentos complicados na madrugada', como pontuou Damasceno.
De acordo com o comandante, equipes de médicos e psicólogos embarcarão junto com a tripulação de voo para oferecer a assistência necessária aos brasileiros repatriados.
Brasileiros na região
São estimados que 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil brasileiros na Palestina, a grande maioria dos quais fora da área afetada pelos ataques. De acordo com o Itamaraty, que monitora a situação e abriu canal para familiares brasileiros que buscam informações, há ao menos um brasileiro ferido e outros dois desaparecidos.
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv +972 (54) 803 5858 e do Escritório de Representação em Ramala +972 (59) 205 5510, com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.