Grupo de brasileiros em Gaza atravessa território de ônibus para pegar avião na fronteira com o Egito
Apesar do atraso na liberação de Israel para que façam o trajeto com segurança, brasileiros conseguiram começar a viagem neste sábado, 14
Um grupo de 19 brasileiros que estava abrigado em uma escola católica na Faixa de Gaza embarcou em um ônibus para cruzar o território rumo o sul da região na manhã deste sábado, 14. A ideia é que eles peguem um avião na fronteira com o Egito e retornem o Brasil com segurança. As informações são da Rede Globo.
A viagem havia sido adiada por conta de novos bombardeios de Israel na região palestina. Ainda nesta manhã, os brasileiros chegaram a carregar o ônibus com as bagagens, mas não tinham recebido a autorização de Israeal, por meio da Embaixada do Brasil na Palestina, para que o trajeto fosse feito com segurança.
O ônibus está com os brasileiros desde a noite de sexta-feira, 13. Quando estavam sem o aval israelense, a recomendação foi de que todos voltassem para o abrigo.
Até que agora, por volta das 8h - no horário de Brasília -, foram liberados para seguir viagem. Eles saíram no abrigo, no norte de Gaza, e serão levados até a cidade de Khan Younes. De lá, cruzarão a fronteira com o Egito, em Rafah. A viagem deve durar cerca de duas horas.
A tensão se intensifica por conta da indicação das Forças de Defesa de Israel (FDI) para que todas as pessoas da Faixa de Gaza deixem a região e partam para o sul do enclave palestino até 16 horas do horário local - 10h no horário de Brasília. As especulações são de que o exército de Israel parta para uma ofensiva terrestre.