Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guaidó cometeu erro estratégico, diz especialista

O líder oposicionista pode ter se precipitado ao declarar ter apoio de militares venezuelanos e convocar o povo às ruas

1 mai 2019 - 08h47
Compartilhar
Exibir comentários

O líder oposicionista Juan Guaidó pode ter se precipitado ao declarar ter apoio de militares venezuelanos e convocar o povo às ruas para derrubar Maduro. Este movimento pode obrigar Guaidó e toda a oposição venezuelana a repensar sua estratégia para tirar o chavismo do poder, afirma ao Estado Ricardo Sucre Heredia, cientista político venezuelano.

Juan Guaidó anuncia ter apoio de militares para derrubar governo Maduro 
Juan Guaidó anuncia ter apoio de militares para derrubar governo Maduro
Foto: Twitter/JuanGuaidó / Estadão Conteúdo

Guaidó cometeu um erro?

O movimento parece ter sido uma ação para mobilizar o apoio de militares de alta patente, mas não parece ter dado certo. Resta entender se Guaidó conseguirá apoio das Forças Armadas como instituição, e não de pequenos grupos aqui e ali. Se isso não ocorrer, e até agora não ocorreu, será difícil Guaidó manter o movimento. Porque, por mais que seja popular, sem as Forças Armadas não é possível produzir resultado prático.

A estratégia foi apressada?

Em termos de apoio militar, com certeza. Não sei se Guaidó tinha a promessa de alguns setores das Forças Armadas antes do seu anúncio e essa ala militar refugou, mas me parece que o movimento foi fracassado. É preciso que haja apoio conjunto dos militares, e eles não parecem ter se mobilizado para apoiar Guaidó.

Qual a importância de Leopoldo López no movimento?

Leopoldo López é o mentor de Guaidó e tem participação na estratégia para derrubar o chavismo. Com certeza, a aparição dele nas ruas é sinal da adesão de algum membro da cúpula do chavismo. Aparentemente, o Manuel Ricardo (diretor do serviço de inteligência) coordenou a libertação de López. Há informações de que ele foi preso, e isso é mais um sinal de enfraquecimento da estratégia.

O pedido de refúgio de López à embaixada é sinal de que a estratégia não funcionou?

Com certeza é um sinal preocupante. Não é bom para o movimento que o principal aliado de Guaidó tenha se refugiado em uma embaixada estrangeira (no fim do dia, seu partido informou que ele havia deixado o local). É sinal de que os resultados não foram os esperados. Maduro se fortaleceu um pouco, mas ele também ainda está longe de ter apoio total. A demora na resposta é um sinal claro disso.

Guaidó pode ser preso?

Em outros tempos ele já estaria preso, mas o apoio dos EUA a ele faz o chavismo pensar duas vezes antes de tomar a decisão. O chavismo não quer escancarar seu caráter ditatorial. Por mais que Maduro seja um ditador, ele pode dizer que foi eleito, respeita as instituições e tem apoio de países estrangeiros. É preciso esperar para ter mais informações, mas a estratégia de hoje vai ter um custo para Guaidó: de imagem, de liderança, de organização. Houve um erro estratégico e Guaidó perdeu um pouco de sua aura.

Veja também

MEC diz que cortará verba de universidade que promover "balbúrdia":
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade