Guarda egípcio morre em tiroteio na passagem de fronteira de Rafah; Israel e Egito investigam
Um membro das forças de segurança do Egito foi morto em um tiroteio perto da passagem de fronteira de Rafah entre o Egito e a Faixa de Gaza, e uma investigação está em andamento, disse um porta-voz do Exército egípcio em comunicado nesta segunda-feira.
O Exército de Israel havia dito que está investigando relatos de troca de tiros entre soldados israelenses e egípcios.
"Algumas horas atrás (segunda-feira), um incidente com tiros ocorreu na fronteira egípcia. O incidente está sendo analisado e discussões estão em andamento com os egípcios", afirmou o Exército israelense em um comunicado.
Mais tarde nesta segunda-feira, o Egito alertou que não comprometerá a segurança das suas forças de segurança, disse uma fonte de alto escalão ao Al Qahera News, veículo de imprensa afiliado ao Estado.
Investigações preliminares mostraram que forças de segurança egípcias reagiram a uma troca de tiros "entre forças israelenses e membros da resistência palestina, o que levou a disparos em várias direções", segundo a fonte, acrescentando que o Egito tomará as medidas necessárias para impedir que o incidente se repita.
Israel assumiu o controle da passagem de fronteira de Rafah no lado de Gaza mais cedo neste mês, quando intensificou sua ofensiva militar na região, o que atraiu fortes críticas do Egito.