Script = https://s1.trrsf.com/update-1739280909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guerra da Ucrânia: por que nacionalismo sérvio pró-Rússia vem crescendo após invasão

A maioria dos países no Ocidente passou a apoiar a Ucrânia, mas na Sérvia, país que tem um histórico recente de guerra, um movimento nacionalista foi às ruas para declarar apoio a Vladimir Putin.

19 out 2023 - 19h21
(atualizado às 20h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, países em todo o mundo se viram forçados a apoiar um lado no conflito.

Foto: BBC News Brasil

A maioria dos países no Ocidente passou a apoiar a Ucrânia, mas na Sérvia, país que tem um histórico recente de guerra, um movimento nacionalista considerável começou a se tornar mais visível.

Com argumentos que incluem a questão étnica - russos e sérvios são povos de origem eslava - esses grupos não somente se alinham a Moscou, mas também apresentam um discurso claramente anti-ocidental.

Apenas uma semana após os tanques russos entrarem na Ucrânia, milhares de sérvios tomaram as ruas de Belgrado, com bandeiras russas, cartazes com o símbolo pró-guerra Z e retratos do presidente russo, Vladimir Putin.

O organizador do protesto, Damjan Knezevic, discursou pedindo aos sérvios que apoiassem a Rússia.

Para entender a motivação desse movimento, a repórter Jovana Geogievski, do serviço sérvio da BBC, em conjunto com o departamento de investigações BBC Eye, acompanhou Knezevic ao longo de um ano.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade