Hamas anuncia libertação de mais 20 reféns à Cruz Vermelha
Foram liberados e entregues à Cruz Vermelha 13 israelenses e 7 estrangeiros
Integrantes do grupo extremista palestino Hamas informaram, neste sábado, 25, que entregaram 13 reféns israelenses e 7 estrangeiros à Cruz Vermelha Internacional em Gaza. As informações são da Reuters.
A operação faz parte da segunda leva de libertação de reféns israelenses e de prisioneiros palestinos que estava programada para acontecer mais cedo. O acordo inicial entre Israel e Hamas prevê trégua de quatro dias para a liberação de 50 reféns, em troca de 150 presos palestinos.
Na sexta, 24, o primeiro grupo com 24 reféns foi libertado. Já Israel soltou 42 prisioneiros. O grupo de reféns que foi entregue em Gaza neste sábado já está em Israel – depois de libertados, as pessoas foram levadas até Rafah, no Egito. Em seguida, o grupo foi levado até Israel.
O braço armado do Hamas havia dito mais cedo que estava adiando a segunda rodada de libertação de reféns até que Israel cumprisse todas as condições de trégua, incluindo o compromisso de deixar caminhões de ajuda entrarem no norte de Gaza.
Porta-voz do Hamas, Osama Hamdan disse que apenas 65 dos 340 caminhões de ajuda que entraram em Gaza desde sexta-feira chegaram ao norte do enclave, o que foi "menos da metade do que Israel acordou".
O jornal The Times of Israel divulgou a lista completa com os nomes dos reféns israelenses libertados. Veja a lista:
- Shoshan Haran, 67 anos; sua filha Adi Shoham, de 38; e as crianças de Adi: Yahel, de 3 anos, e Naveh, de 8;
- Shiri Weiss, de 53 anos; e sua filha, Noga Weiss, de 18;
- Maya Regev, de 21 anos;
- Hila Rotem, de 12 anos;
- Emily Hand, de 9 anos;
- Noam Or, de 17 anos, e Alma Or, de 13;
- Noam Avigdori, de 12 anos, e sua mãe, Sharon Avigdori, de 52.