Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hezbollah ataca Israel com foguetes e fronteira do Líbano fica vulnerável

O grupo armado libanês já havia declarado que o assassinato do vice-líder do Hamas em Beirute era um crime sobre o qual eles não poderiam ficar em silêncio

6 jan 2024 - 19h54
Compartilhar
Exibir comentários

Neste sábado (6), o Hezbollah ataca Israel com foguetes, o que parece ser uma resposta do grupo armado libanês após a morte de Saleh Arouri. Segundo o grupo, foi feito o lançamento de 62 foguetes em direção a Israel. Em resposta, as Forças Armadas israelenses retaliaram, atingindo uma vila situada a aproximadamente 40 quilômetros da fronteira entre os dois países.

Destruição na fronteira entre Líbano e Israel
Destruição na fronteira entre Líbano e Israel
Foto: Reprodução/Youtube / Perfil Brasil

O Hezbollah já havia declarado que o assassinato do vice-líder do Hamas em Beirute era um crime sobre o qual eles não poderiam ficar em silêncio. Ainda que Israel não tenha reivindicado o ataque a Arouri, mas também não tenha desmentido, tanto o Hamas quanto o grupo armado libanês responsabilizaram as Forças Armadas de Israel.

Na sexta-feira, 5, o Hezbollah já havia afirmado que o grupo retaliaria contra a morte do líder do Hamas atacando Israel. E o grupo ainda anunciou que este é o primeiro de uma série de ataques. Sayyed Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, declarou que, caso não respondessem, o território libanês ficaria exposto a vulnerabilidades.

Além do ataque do Hezbollah, outro grupo islâmico libanês, o Jama'a Islamiya, atirou duas rajadas de foguetes contra o norte de Israel. Essa é a terceira ação reivindicada pelo grupo militante sunita desde o início da guerra com o Hamas. As forças militares israelenses afirmaram ter respondido com um ataque utilizando um drone contra "a célula terrorista responsável pelos lançamentos".

Aviões de combate e tropas israelenses também atacaram alvos do Hezbollah em Ayta ash Shab, Yaroun e Ramyeh, que ficam no sul do Líbano.

 * Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade