Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

H&M pagará 35 milhões de euros por espionar empregados na Alemanha

Caso de violação de privacidade ocorreu em unidade de Nuremberg

1 out 2020 - 10h08
(atualizado às 10h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O Comissariado de Proteção de Dados e Liberdade de Informação de Hamburgo, na Alemanha, condenou a gigante sueca H&M a pagar uma multa de 35,3 milhões de euros por violar a lei de privacidade do país ao espionar funcionários, informou o órgão em nota oficial nesta quinta-feira (1º).

H&M foi condenada a pagar multa milionária por filial coletar dados de funcionários
H&M foi condenada a pagar multa milionária por filial coletar dados de funcionários
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O caso ocorreu na filial de Nuremberg e se tornou público após a revelação da mídia alemã em janeiro deste ano.

Segundo a denúncia, a unidade coletou informações privadas de todos os funcionários e criou um arquivo com esses dados - que estava disponível para cerca de 50 diretores da empresa. A denúncia apontava que esse arquivo tinha mais de 60 gigabytes de informações pessoais.

Entre os materiais coletados, estavam dados pessoais - como religião e orientação política - e também o rastreio de atividades desenvolvidas pelos funcionários fora da empresa. A lista acabou se tornando acessível para todos os funcionários dentro do sistema da marca e o caso parou na imprensa. Para o Comissariado, a empresa "violou os direitos civis" dos seus empregados.

À época, a H&M se manifestou dizendo que a postura adotada em Nuremberg não reflete o que a empresa faz e pediu desculpas aos afetados, dizendo que avaliaria possíveis ressarcimentos financeiros. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade