Homem-bomba mata 12 em comício de partido anti-Taliban no Paquistão
Um homem-bomba se explodiu em um comício de um partido político anti-Taliban no noroeste do Paquistão nesta terça-feira, matando 12 pessoas, incluindo um candidato às eleições de 25 de julho, informou a polícia.
O ataque em um encontro do Partido Nacional Awami (ANP) em Peshawar também deixou quase 50 feridos, informou o chefe da polícia municipal, Jamil Qazi.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque, o primeiro grande ato de violência antes das eleições. Imagens ao vivo da TV mostravam voluntários e policiais levando feridos para hospital.
O ANP foi o principal alvo de ataques do Taliban na eleição de 2013. Na época, o então líder sênior do ANP, Bashir Bilour, foi morto em um ataque suicida. O ataque desta terça-feira matou seu filho, Haroon Bilour, um candidato à assembleia provincial.
A cidade de Peshawar fica na beira da região fronteiriça com o Afeganistão que há tempos tem sido reduto de militantes islâmicos.
O Taliban paquistanês, um agrupamento informal de diversos conjuntos militantes e sectários, tem travado uma guerra contra o Estado paquistanês há mais de uma década, matando dezenas de milhares de pessoas.