Homem põe fogo no próprio corpo em frente à embaixada de Israel nos EUA
Ato foi cometido em protesto contra a morte de civis em Gaza; manifestante morreu no hospital
Um homem identificado como Aaron Bushnell, de 25 anos, ateou fogo no próprio corpo em frente à embaixada de Israel nos Estados Unidos, em Washington, neste domingo, 25. Ele ficou ferido, foi hospitalizado e morreu em seguida, segundo confirmado pelo departamento de polícia ao jornal The New York Times.
Uma porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek, confirmou na noite de domingo que o homem era um piloto que estava na ativa.
Aaron Bushnell cometeu o ato em protesto contra a morte de civis em Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Ele estava vestindo um uniforme e disse ser oficial da Força Aérea dos EUA.
Oficiais do Serviço Secreto dos EUA extinguiram o incêndio em frente à embaixada por volta das 13h de domingo, segundo Vito Maggiolo, porta-voz do corpo de bombeiros da cidade. Bushnell foi levado a um hospital próximo com ferimentos graves e a morte foi confirmada nesta segunda-feira, 26.
Nenhum funcionário da embaixada ficou ferido, segundo Tal Naim, porta-voz da embaixada.
A ação foi filmada e transmitida ao vivo pela plataforma online Twitch. A gravação foi deletada pela própria plataforma mais tarde. Não há informações sobre quem teria filmado o ato. Antes de atear fogo em si mesmo, o homem disse que não seria "cúmplice do genocídio" em Gaza, e pediu "Palestina livre".
Esta é a segunda vez que uma pessoa ateia fogo em si mesma em frente a um prédio da diplomacia israelense nos EUA, desde o início da guerra em outubro de 2023. Em dezembro, um homem fez um protesto similar em frente ao consulado israelense em Atlanta.