Homens armados matam pelo menos 52 pessoas no Estado de Plateau, na Nigéria
Homens armados mataram pelo menos 52 pessoas e deslocaram quase 2.000 outras durante vários dias de ataques no Estado de Plateau, no norte da Nigéria, que tem um histórico de violência entre fazendeiros e criadores de gado, informou a agência nacional de emergência
O motivo dos ataques em seis vilarejos no distrito de Bokkos, em Plateau, na última semana, não era conhecido imediatamente, mas é o pior surto de violência desde dezembro de 2023, quando mais de 100 pessoas foram mortas no mesmo distrito.
A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências (Nema) disse que a escala da violência ficou mais clara no fim de semana, quando 52 pessoas foram confirmadas como mortas e outras 22 foram levadas ao hospital.
A Nema afirmou em um comunicado no final do domingo que "homens armados realizaram ataques brutais", causando várias mortes e destruição generalizada de propriedades.
"Mais de 1.820 pessoas foram deslocadas. Três campos de deslocados foram estabelecidos", disse a agência, acrescentando que a situação de segurança continuava tensa.
O presidente Bola Tinubu instruiu as agências de segurança a caçar os agressores, que enfrentariam "punição severa", segundo a Presidência.
Plateau é um dos vários Estados do interior com diversidade étnica e religiosa conhecidos como Cinturão Médio da Nigéria, onde o conflito intercomunitário ceifou centenas de vidas nos últimos anos.