'Hospital pediátrico do Papa' nomeia novo presidente
Tiziano Onesti substitui Mariella Enoc, que renunciou
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, anunciou nesta segunda-feira (27) o nome de Tiziano Onesti como novo presidente do Conselho de Administração do Hospital Pediátrico Bambino Gesù para os próximos três anos, contados a partir de 1º de abril de 2023.
Onesti substitui assim Mariella Enoc, 79, que renunciou ao comando da instituição em 4 de fevereiro após permanecer cerca de oito anos no cargo. Apesar de sair do posto de líder do "hospital do Papa", Enoc foi nomeada como consultora para Projetos de Desenvolvimento "pelo tempo necessário".
Nascido em Rocca di Papa, na região de Lazio, o novo presidente é professor de Economia Empresarial na Universidade dos Estudos Roma Ter e já atuou em diversos cargos de administração e controle em empresas privadas (entre as quais, a Trenitalia e a ENI) e organizações sem fins lucrativos. Desde 2017, Onesti fazia parte do Conselho Fiscal do Bambino Gesù.
"O Hospital Pediátrico Bambino Gesù prossegue em sua missão de pesquisa e assistência para as crianças e os jovens provenientes de toda a Itália e de todas as partes do mundo", ressalta a nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
Já Onesti disse em comunicado que "trabalhar no hospital é uma grande responsabilidade, mas também uma grande bênção, uma oportunidade para servir à vida com amor e humildade".
"Como dizem no hospital, ainda há de fato doenças incuráveis, mas não existem crianças incuráveis. Sou verdadeiramente grato ao Santo Padre pelo privilégio que me foi concedido e estou determinado em desenvolver o meu trabalho no espírito de dedicação e serviço, na esteira do que fez a presidente Mariella Enoc, com a qual colaboro já há mais de sete anos", acrescentou. .