Incêndio em resort de esqui turco mata 76 pessoas e força hóspedes a pularem das janelas
Um incêndio em um hotel resort de esqui nas montanhas de Bolu, na Turquia, matou 76 pessoas e feriu dezenas nesta terça-feira e forçou os hóspedes em pânico a pularem das janelas no meio da noite.
"Foi como o apocalipse. As chamas tomaram conta do hotel imediatamente, em meia hora", disse Mevlut Ozer, que testemunhou o incidente na estação de esqui Kartalkaya, no noroeste da Turquia.
O incêndio começou por volta das 3h30 do horário local no andar do restaurante do Grand Kartal Hotel, de 12 andares, segundo as autoridades.
Mais tarde, carros de bombeiros e ambulâncias cercaram o prédio com fachada de madeira carbonizado, onde lençóis brancos amarrados pendiam de pelo menos três janelas do andar superior, mostrando como as pessoas tentaram fugir.
O presidente Tayyip Erdogan declarou dia de luto nacional na quarta-feira um após o incidente.
"Todas as pessoas começaram a pular em pânico. Um amigo pulou do 11º andar -- que Deus tenha piedade dele", disse Omer Sakrak, outra testemunha e funcionário de um hotel vizinho.
"Eles tentaram descer usando lençóis. Os lençóis se rasgaram quando um amigo tentou... e ele infelizmente caiu de cabeça", disse ele à Reuters. "Um pai estava gritando sobre seu filho de um ano de idade: 'Vou jogar meu filho ou ele vai queimar'."
Os hóspedes do hotel disseram às emissoras de TV que fugiram pelos corredores cheios de fumaça e não ouviram nenhum alarme.
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, disse que havia 238 hóspedes no hotel, situado na base de várias pistas de esqui, que ficou em chamas até a tarde.
"Nossa dor é impossível de descrever", disse, falando do resort e prestando condolências. Yerlikaya disse que o fogo estava apagado e que os esforços de busca no hotel haviam terminado.
As autoridades realizam testes de DNA para identificar alguns dos corpos recuperados do local do incêndio, acrescentou.
Já está em andamento uma investigação sobre o incêndio, que ocorreu durante as férias escolares, quando muitas famílias das vizinhas Istambul e Ancara vão para as montanhas de Bolu para esquiar.
A polícia deteve nove pessoas como parte da investigação, disse Yerlikaya, acrescentando que os promotores esclarecerão a causa do incêndio e os responsáveis serão levados à justiça.