Incêndio florestal volta a atingir Los Angeles e força evacuação de milhares de pessoas
Ventos fortes auxiliam na propagação das chamas e dificultam trabalho do Corpo de Bombeiros da Califórnia
Um incêndio florestal de grandes proporções voltou a atingir a Califórnia, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 22, e já destruiu mais de 2.000 hectares na região de Castaic, em Los Angeles. Milhares de pessoas foram evacuadas de suas residências.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As chamas são impulsionadas pelos ventos fortes, o que acaba dificultando o trabalho do Corpo de Bombeiros da Califórnia. Segundo a CBS, o incêndio começou perto do Lago Castaic, por volta das 12h30 (17h30, no horário de Brasília).
Por volta das 13h03 (18h03, em Brasília), as chamas já haviam destruído mais de 2 mil hectares da região. De acordo com o xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, cerca de 19.000 pessoas precisaram evacuar obrigatoriamente na tarde desta quarta-feira.
O Departamento de Trânsito da Califórnia informou que estradas em direção ao norte da Califórnia foram fechadas, mas que um desvio foi disponibilizado como rota alternativa para evacuação.
"O incêndio tem um alto potencial de propagação porque estamos olhando para ventos de 32 km/h enquanto falamos. Esses ventos devem aumentar conforme anoitece", disse a capitã do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Sheila Kelliher Berkoh, à CBS.
A Califórnia está sendo atingida por um inverno seco, o que deixa a região ainda mais inflamável do que o usual. Além disso, os arbustos secos também podem ser perigosos para a propagação das chamas.
Incêndios florestais já haviam atingido a Califórnia no dia 7 de janeiro. O ex-presidente dos EUA, Joe Biden, reconehceu o desastre como grandes proporções e autorizou o envio imediato de recursos para auxiliar nas operações de rescaldo, além de oferecer apoio aos sobreviventes.
O fogo destruiu centenas de casa em Pacific Palisades, área nobre de Los Angeles, habitada por estrelas de cinema e artistas reconhecidos. Além do clima seco, as chamas também foram impulsionadas por tempestades de ventos de 160 km/h.