Incêndios em Los Angeles se alastram com ventos colocando milhões de pessoas em risco
Os bombeiros encararam nesta quarta-feira ventos persistentemente fortes e secos, que alimentaram dois incêndios florestais gigantescos que aterrorizam Los Angeles há oito dias, testando a determinação da cidade devastada pelo pior desastre de sua história.
As autoridades pediram que os moradores permanecessem vigilantes e preparados para se retirar a qualquer momento, com rajadas de vento máximas previstas para durar até a tarde de quinta-feira.
Cerca de 6,5 milhões de pessoas seguiam sob ameaça crítica de incêndio, após o fogo consumir uma área quase do tamanho de Washington, D.C.
"Queremos reiterar a situação especialmente perigosa de hoje. Preparem-se agora e estejam preparados para sair", disse a supervisora do condado Lindsey Horvath, em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira.
Embora os ventos previstos de até 112 kms/h ainda não tenham se materializado, bombeiros relataram ventos de 48 a 64 kms/h, combinados com baixa umidade, em uma região que não recebe nenhuma chuva significativa há nove meses.
Os incêndios mataram pelo menos 25 pessoas, danificaram ou destruíram mais de 12.000 casas e outras estruturas e forçaram até 200.000 pessoas a deixar suas casas. Cerca de 82.400 pessoas estavam sob ordens de retirada e outras 90.400 receberam avisos de retirada nesta quarta-feira, disse o xerife do condado, Robert Luna.
Bairros inteiros foram arrasados, deixando cinzas fumegantes e escombros. Muitas casas têm apenas uma chaminé de pé.
Cerca de 8.500 bombeiros do oeste dos Estados Unidos, do Canadá e do México estão combatendo as chamas, e o dobro de outras autoridades policiais e de gerenciamento de emergências estão ajudando a manter o crescimento dos incêndios sob controle há três dias.
O incêndio Palisades, na extremidade oeste da cidade, manteve-se estável, com 96 kms² queimados, e a contenção subiu para 19% -- uma medida de quanto do perímetro está sob controle. O incêndio Eaton, no sopé das colinas a leste da cidade, atingiu 57 kms², com 45% de contenção.
Uma frota de aeronaves lançou água e substâncias retardantes nas colinas, enquanto equipes terrestres com ferramentas manuais e mangueiras trabalham 24 horas por dia desde o início do incêndio, em 7 de janeiro, com as aeronaves ocasionalmente presas no chão por causa de ventos fortes.
Centenas de bombeiros visitantes e trabalhadores de emergência estão hospedados no lado de fora do estádio de futebol americano Rose Bowl, temporariamente convertido em acampamento. As equipes trabalham por 24 horas seguidas e depois descansam por 24 horas antes de sair novamente.
Alguns habitantes de Los Angeles estão tentando voltar a uma aparência de normalidade.
Alunos e professores da Palisades Charter Elementary School desalojados pelo incêndio encontraram um novo lar nesta quarta-feira, na Brentwood Elementary Science Magnet, onde foram recebidos de braços abertos.
"Para as crianças que perderam suas casas e também sua escola, é absolutamente devastador. E a maneira como posso ajudar e retribuir é garantir que essas crianças tenham um lugar para ir. E mesmo que tenhamos perdido o prédio físico, ainda temos nossa comunidade", disse a diretora da Palisades Charter Elementary, Juliet Herman.